Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O ANIVERSÁRIO DE IRITUIA.

Rampa da beira do rio Irituia

ALTERAÇÃO DA DATA DE ANIVERSÁRIO DE IRITUIA

            O conteúdo do  texto abaixo é de autoria do ex-vereador Lucival Silva, acho de grande relevância para os que se interessam em saber mais sobre Irituia.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Através de Proposta de minha autoria, conseguimos uma grande vitória para a história do município de Irituia.
Ontem, dia 05/04/2011, por ocasião da sessão Ordinária da Câmara Municipal de Irituia, na votação do Projeto de Emendas à Lei Orgânica Municipal, tivemos APROVADA nossa Emenda que altera o Parágrafo 2º do artigo 1º da citada Lei: “Parágrafo 2º - São símbolos do Município de Irituia, a Bandeira, o Brasão, o Hino, representativos de sua cultura e história e a data cívica, dia do município, comemorada em 16 de Dezembro.”
Nossa iniciativa em alterar a data anterior (12/10), que refere-se ao ano de 1867, foi reparar o grave “erro histórico” cometido a quando da elaboração da Lei Orgânica em Abril de 1990, que estabelecia a data de 12 de Outubro como a oficial.
Analisando e pesquisando documentos e o próprio histórico de Irituia, é fácil chegar a conclusão de que estávamos perdendo 142 anos na história, pois a vida de Irituia começou em 16 de Dezembro de 1725 quando aqui chegaram os portugueses para o trabalho de colonização.
A história de Irituia nos conta que tudo começou com a concessão de uma Sesmaria ao português Lourenço Ferreira Gonçalves, em 16 de dezembro de 1725, localizada em terras pertencentes a Ourém. No sítio que construiu no lugar, Lourenço Gonçalves ergueu uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Piedade.
Neste ano de 2011, Irituia já festejará seus 286 anos e não 144 como viria a acontecer.


A antiga data 12/10/1867 referia-se ao momento em que foi assinada a Lei que criava o município de Irituia e Theodoro Braga confirma este registro histórico, quando considera que a Lei Provincial de nº 534, de 12 de Outubro de 1867, elevou a Freguesia à categoria de Vila, criando, assim, o município de Irituia.


Não poderíamos perder 142 anos de história do povo irituiense, daí nossa iniciativa que foi acatada pela Câmara Municipal de Irituia, que de maneira UNÂNIME aprovou essa importante mudança.


(...)


Vale lembrar que faltam apenas 14 anos para nossos 300 anos.


Quero ainda chegar lá.


“Salve, salve este povo de fé, que acredita num mundo melhor e que transporta o amor em um segundo, de Irituia para o Pará, de Irituia para o Brasil, de Irituia para o mundo”


Parabéns Irituia!

Lucival Silva (escritor, poeta, folclorista e apaixonado por Irituia)

Nenhum comentário: